quinta-feira, 12 de maio de 2016




O Museu do Homem do Curiamtaú, planejou ações para a Semana Nacional de Museus 2016, cujo tema é: Museu e Paisagens Culturais. A semana visa divulgar os museus brasileiros ratificando suas ações educativas e culturais. “Sempre buscamos fazer com que o patrimônio cultural de nossa região seja resgatado e divulgado. Nossa  metodologia utilizada vai para além do apenas ver, ou seja, faz levar, dentro do possível, a uma experiência do saber, sentir, ouvir, dialogar. Por isso, haverá exposições de telas e fotos, cinema, mesas redondas, músicas, etc”. Disse Israel Araújo.

A programação é voltada para toda a comunidade. Começando na segunda feira (16/05) com exposições de telas dos artistas Célio Furtado, Alisson Ventura e outros colaboradores, inclusive fotos os participantes do concurso nosso olhar sobre a caatinga promovido pelo curso de Biologia do Centro de Educação e Saúde.

Na terça feira (17/05) haverá o cine cidadania, projeto do Núcleo Penso do CES, com o filme Vidas Secas de Graciliano Ramos a partir das 19:00h. Como costumeiramente haverá discussão da temática do filme exibido.

Na quarta (18/05) haverá uma mesa redonda com o tema: paisagem do Curimataú: matas fontes, ciclos econômicos e sujeitos, com diálogos desenvolvidos com a colaboração da Profs. Caroline Zabendzala, Leonardo Costa, Ramilton Marinho e Verônica Gomes, abrindo uma conversa sobre a paisagem regional desde a formação do bioma caatinga e especificamente o Curimataú e suas alterações paisagísticas, ocasionadas pela natureza e pelo homem.

Na quinta (19/05) mais mesa redonda, agora, com perfil mais urbano com diálogos desenvolvidos pelos colaboradores José Pereira, Pedro Venâncio, Crisólito Marques e Osmael Oliveira, buscando mapear a formação paisagística das primeiras ruas, dos costumes e estilos dos imóveis e das tradições envoltas as esses ambientes. Para alunos do CES serão disponibilizados certificados de participação.

Na sexta (20/05) fechando a semana, o grupo de biologia junto com o museu fará atividade interativa com a temática da caatinga, levando a aprendizagem e apreciação dos sons da natureza e paisagens regionais de forma diferente a partir de uma oficina/sala temática, voltada para alunos do ensino fundamental.

“Aguardamos todos e esperamos contribuir mais uma vez com a formação e desenvolvimento de ações de resgate, divulgação e proteção da nossa cultura. Pois, temos a certeza que a formação de um cidadão consciente começa ensinando a valorizar seus costumes, seu patrimônio, sua história”, finalizou Israel Araújo.




Equipe Museu

Nenhum comentário: