segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Projetos Brasibes de Nova Floresta, conheça!

O Projeto





É muito difícil encontrar alguém que não goste de cantar, dançar ou, pelo menos, ouvir música. Ela está presente desde os primórdios da humanidade, na história de todos os povos e civilizações, exercendo um papel fundamental como forma de lazer e na socialização dos indivíduos, sendo um fenômeno universal. A música cria e reforça vínculos sociais e laços afetivos, contribuindo na formação cultural das pessoas por meio da transmissão de idéias, conceitos e informações, aprimorando o aprendizado.

Reconhecendo esse enorme papel que a música possui em nossa sociedade, e sabendo que o nosso município necessita tê-la mais presente em seu cotidiano, em suas diferentes formas de expressão, elaboramos uma proposta de trabalho através do “Projeto Brasibes”, que é desenvolvido pela Associação Cultural de Educação Musical (ACEM), com sede em Nova Floresta - PB.

Assim, no dia 25 de dezembro de 2009, em meio ao espírito natalino em que comemorávamos o nascimento do menino Jesus, surgia o Projeto Brasibes e se realizava um sonho para muitas crianças de Nova Floresta-PB. Idealizado por Dona Lourdes Barreto e com o apoio da família Ibes, o projeto oferece aulas de música, instrumentos musicais e materiais para estudo gratuitamente a crianças e adolescentes, tendo como objetivo o acesso à cultura e o desenvolvimento social e intelectual da comunidade.

A origem do nome Brasibes vem da junção das palavras Brasil + Ibes sendo uma forma de homenagear a religiosa Ir. Miepe Ibes, da Holanda, que por mais de 30 anos realizou, além de sua missão evangelizadora, belíssimos trabalhos sociais de apoio ao desenvolvimento econômico e cultural da população carente de Nova Floresta e diversos municípios da Paraíba. Após seu falecimento, seu sobrinho Teune Ibes, atendendo o seu pedido de continuar ajudando a comunidade carente, realiza campanhas por donativos na Europa, e foi o responsável pela doação dos primeiros instrumentos musicais do projeto.

As aulas com a primeira turma iniciaram em 9 de janeiro de 2010, onde eles estudavam: flautas-doces contralto, soprano e sopranino; escaleta; teclado; violão e noções de teoria musical e solfejo. Desde a primeira apresentação em março, na chegada do novo vigário paroquial, o grupo está presente ativamente na vida da comunidade realizando recitais em eventos comemorativos: Em maio, nas novenas marianas; Em junho, com os festejos de São João e São Pedro; Em agosto começou o trabalho com a segunda turma de alunos, houve o recital do Dia dos Pais e participamos do IV Festival Universitário de Inverno, no Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde o professor do Projeto Brasibes, Marcos Silva de Lima, ministrou o mini-curso “Minha doce flauta-doce”, com duração de 10 horas; em outubro tivemos uma noite dedicada ao Grupo Brasibes (alunos do projeto Brasibes) na programação da Festa do Padroeiro São Severino Bispo, na qual realizamos um concerto.

Em 10 de Abril de 2011, é fundada a Associação Cultural de Educação Musical (ACEM), formada por pessoas de nossa comunidade, que assumem a manutenção do Projeto Brasibes. Atualmente atendemos 30 alunos e, ao comemorarmos o primeiro aniversário do grupo, nasceu-nos a idéia de realizar a gravação de um CD de música instrumental do Grupo Brasibes, para registrar o talento dos nossos pequenos músicos e o resultado do belo trabalho realizado nesse primeiro ano de atuação do projeto.






CRONOGRAMA

Janeiro/2010 Início das aulas com a 1ª turma;

Junho/2010 Recitais do período Junino;

Agosto/2010 Oficinas de Flauta-doce no IV Festival Universitário de Inverno da UFCG;

Início das aulas com a 2ª turma;

Dezembro/2010 Recitais do período natalino;

Janeiro/2011 Início da produção do CD do Projeto Brasibes;

Maio/2011 Recital do Dia das Mães;

Junho/2011 Recitais do Período Junino;

Setembro/2011 Recitais de lançamento e divulgação do CD do Projeto Brasibes, em diversas cidades da nossa região;

Outubro/2011 Recital da Festa do Padroeiro São Severino Bispo;

Dezembro/2011 Recitais do período Natalino;

2012... Implantação do Programa de Monitoria;

Início das aulas com a 3ª turma;

Ações para a construção da sede e manutenção do Projeto Brasibes.

Veja o Blog do Brasibes http://projetobrasibes.blogspot.com/

Nenhum comentário: