sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Curso de Xilogravura no Museu do Homem do Curimataú (MHC)


Curso de Xilogravura: no Museu do Homem do Curimataú (turma já fechada)
Juntamente com a Prefeitura Municipal de Cuité, através da Secretaria de Assistência Social, o Campus da UFCG de Cuité no V Festival de Inverno resgata uma arte milenar adotada pelo nordestino: A Xilogravura.
O curso será dado pelo artista plástico Josafá de Orós, da Universidade Federal de Campina Grande.
Veja vídeo sobre o artista http://www.youtube.com/watch?v=-aNQdQm94mE

O curso será realizado nos dias 22, 23 e 24, das 14: às 18:00 no MHC e contará com artistas da Casa dos Artesãos do município de Cuité e alguns poetas de Cuité e região.

O que é xilogravura?
É um processo de gravação em relevo utilizando madeira como matriz, para reproduzir imagens sobre papel.

Para que serve?
Para ilustrar cordéis.

Desde quando se utiliza?
Antes de ser utilizado no Brasil, essa técnica andava o mundo, Egito, persas, China, Índia, entre outros lugares. No Brasil somente após a vinda da família real, essa arte iniciou, (1808) seus primeiros trabalhos eram relacionados à livros, manchetes de impressos etc., se alastrando, chega a apropriação dos artistas da poesia, os cordelistas.

Como se faz? 
Projeta-se, desenha e escuple o taco (uma prancha de madeira) e uma ou mais ferramentas de corte, com as quais se cava a madeira de acordo com o desenho planejado. Interessante que é feito de forma espeçhada, ou seja, nome s e síblos confeccionados ao contrário, por se tratar e o que leva a tinta é a parte superior, uma vez que é esse o desenho a ser reproduzido na Eça e não as cavas.

Saiba mais. http://www.teatrodecordel.com.br/xilogravura.htm
                  http://cordelparaiba.blogspot.com/

Postado em www.ufcg.edu.br/~ces/museu

Nenhum comentário: