domingo, 12 de fevereiro de 2012

Fotos 1º Sábado no Museu de 2012: Antigos carnavais cuiteenses

11 de Fevereiro: recordando os carnavais, fotos, vídeos, músicas, recordações orais e muita emoção nesse sábado, veja abaixo aguns vestígios da ação dessa 1º versão 2012 do Projeto Sábado no Múseu.



Estandartes e Fantasias Loves Band e Loucos do Rítmo




Papangus do Bone



Agradecemos a todos que ajudaram a (re)contar essa história:

Universidade Federal de Campina Grande
Prefeitura Municipal de Cuité
4ª Região de Ensino
Francineide Sena
 Cores e Cheiro
Eliel Soares
Poeta Flávio datas
Demócrito Junior
Orquestra (Louro, Assis, Dorival, Tonheca, Roque, Clécio, Plícnio e Aurélio)
Vanessa Lays
Maria José
Rosana
Flávio - Museu
Cecília - Museu
Nildo - Museu
Bone
Ramilton
Maria Quitéria
Sr. Defa
Prof. Flária
Socorro de João Dósio
Gerete de Zé de Cinda
Hélio Plácido
João (Locutor)

Sobre o(s) "evento(s)" no MHC.


Qual a Função do Museu, fazer eventos? Não, mas motivar, incentivar e acreditar nos talentos pessoais(artistas) e na importância de seus vestígios pelo tempo (patrimônio).

Demontrar essa importância, não quer dizer somente grandes feitos, mas também, preceber seus detalhes, seus prazeres e fazeres, ou seja , tudo o que fundamenta sua identidade.

A cada ação patrimonial (o evento, como costumeiramente se pensa) o museu objetiva fazer a comunidade refletir sobre suas ações, para mais ou para menos, esse é o objetivo do projeto Sábado no museu: inter(agir), valorizar e preservar a história da comunidade e com ele pretende continuar atuando.

Sem a comunidade unida indistintamente (partido, religião, etc.) esse museu não pode caminhar e por isso ele tem o dever de preservar e potencializar o patrimônio, seja ele material ou imaterial, se tornando cada vez mais vivo e dinâmico.

Quam participou dessa ação (recordando os carnavais)  percebeu que o museu é tão presente quanto o hoje e a importante quanto o passado. Porquê? Ele nos faz refletir, se conhecer melhor, caminhar mais firme e seguro, pois assim sabemos onde e quando encontrar pontos de referência que nos fortalece e nos alicerça dia-a-dia.

Pensemos sobre isso.


Mais uma vez obrigado a todos que colaboraram.


Israel Araújo

Museu do Homem do Curimataú
Conhecer para preservar 


OBS. Atenção professor, agenda sua visita ao MHC, exibiremos para sua turma os vídeos e fotos exibidos nesse sábado. Horáro: 08:00hs. às12:00hs. de segunda a sexta. Aguardamos você! 





Nenhum comentário: