terça-feira, 17 de julho de 2012

17 de julho: 244 anos de fundação de Cuité-PB

O 17 de Julho é uma data especial para o cuiteense. Como assim? Perguntam muitas pessoas que ainda não entenderam a necessidade de valorizar sua identidade. Mais um feriado: Oba! Exclamam outros.

Mas o que os historiadores e pessoas comprometidas com a história de Cuité evidenciam nesta data é simplesmente rememorar um fato social, um momento singular na nossa história, o nascimento de um lugar que agora é espaço de sociabilidades tão diversas que multiplicam-se até mesmo as significâncias sobre si.

244 anos de criação do município é muito mais que outro feriado no ano é um momento para pensar sobre nosso patrimônio, nossos sujeitos e objetos da história que por esse tempo todo fundamentaram esse espaço e essa cidade. E o dia da emancipação? Não é a mesma coisa? Será o nascimento da criança mais importante que seu batismo, e aí mais que seu casamento, etc. Entendo que o primeiro foi e sempre será fundamental para a sequencia dos demais.
Neste 17 de julho de 2012, pudemos perceber isso nas falas do Sr. José Pereira, de Dona Da luz, Gracinha, do poeta Daxinha, Medeiros, das vozes reditas pelos professores Crisólito Marques, Eliel Soares, entre outros que falaram da história de nossa cidade.

Pelas músicas tocadas pela orquestra Chic Xique e organização das professoras Verônica,  Thuany e Vanessa, e todos os colaboradores, nessa manhã festejamos nosso patrimônio primeiro, a fundação do município de Cuité que pelas bênçãos de Nossa Senhora das Mercês  desde aquela data 1768, até hoje, continua sendo espaço de vida, trabalho e lazer de todas as pessoas, de todas as idades, partidos e agremiações.

Esperamos que todo cuiteense aprenda mais a cada dia e perceba a necessidade de valorização do patrimônio local, de nossas crenças e sabedorias do popular ao erudito, do rural ao urbano, em si de tudo e todos que são peças deste grande quebra cabeça que formou e forma nossa comunidade.

Agradecemos a todos que sempre ajudam/participam das ações do Museu do Homem do Homem do Curimataú.
Agradecemos, por fim, a todos os Blogs da cidade e o pessoal do facebook, pela divulgação e compartilhamentos!

Equipe MHC


































Um comentário:

Tuany disse...

Que bom que deu certo! Que essa seja uma das muitas ações que ainda serão desebvolvidas no Museu!
Feliz por ter colaborado! õ/